Benefícios do chocolate: como aproveitar a Páscoa sem pagar o alto preço das contraindicações

Choco

A Páscoa está chegando e você já sabe qual o chocolate ideal para aproveitar a época de maneira saudável? O cacau é a principal matéria prima para a produção do chocolate. De acordo com o médico Wesley Schunk, vários são os benefícios promovidos pelo consumo do cacau. O principal deles é o seu poder antioxidante.

“Chocolate não é cacau, ele é feito a partir do fruto, portanto, atenção! É importante consumi-lo de forma moderada e na versão amarga, com pelo menos 70% de cacau. O ideal é comprá-lo em embalagens pequenas ou individuais para não cair em tentação. Assim, ele não será o vilão da dieta ou do controle de peso. O consumo excessivo é prejudicial à saúde, devido à alta concentração calórica, que contribui para o ganho de peso. Entretanto, o uso moderado pode apresentar efeitos positivos”, disse.

Uma dica, caso faça questão de comprar ovos de chocolate, que não são pequenas porções, é fracionar e comer aos poucos as pequenas frações. “Assim conseguimos usufruir das boas propriedades do chocolate, sem pagar o alto preço das contraindicações”, disse.

Benefícios do cacau

Segundo o médico, o fruto também possui as vitaminas do complexo B (B1, B2 e niacina) que agem na tonicidade muscular, no sangue e nos nervos; a vitamina C fortalece o sistema imunológico; o ferro, fósforo e cálcio auxiliam na saúde dos ossos, dentes e no funcionamento do cérebro; a vitamina A atua na saúde da pele e dos olhos.

O cacau também é rico em fibras que colaboram para o bom funcionamento do intestino, além de controlar a absorção de gordura e açúcares. A epicatequina, composto antioxidante presente no cacau, protege o coração, previne câncer e auxilia nos casos de depressão..

O médico ainda acrescentou que o cacau é um dos melhores alimentos para o humor, pois estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental e reduz a ansiedade, porém, quando consumido na forma de chocolate é preciso ter parcimônia.



Outras Notícias


Justiça suspende reajuste do pedágio na BR-101 previsto para a próxima semana

MPES investiga relação de 22 mortes com corrupção na Santa Casa de Guaçui

Descoberto esquema criminoso que atua na prefeitura e Câmara de Guaçui

São Bernardino de Sena, homem zeloso

Empresário cachoeirense morre após colidir em barranco

Dia D da vacinação contra a gripe será no próximo sábado (4)

Oito concorrem ao título de Cachoeirense Ausente de 2019

Governo autoriza início de obras do Caminhos do Campo em Cachoeiro de Itapemirim

Sisu abre inscrições para instituições públicas de ensino no dia 2

Cadastro Nacional de Adoção passa por atualização em projeto piloto no ES

Pastoral da Pessoa Idosa emite nota contra reforma da Previdência de Bolsonaro

Cortes de verbas para universidades federais podem indicar futura privatização

Santo Atanásio - Bispo e Doutor da Igreja

Espírito Santo registra primeira morte por supergripe em 2019

Porteiro vence as dificuldades com ajuda de alunos e passa no vestibular

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.