Benefícios do chocolate: como aproveitar a Páscoa sem pagar o alto preço das contraindicações

Choco

A Páscoa está chegando e você já sabe qual o chocolate ideal para aproveitar a época de maneira saudável? O cacau é a principal matéria prima para a produção do chocolate. De acordo com o médico Wesley Schunk, vários são os benefícios promovidos pelo consumo do cacau. O principal deles é o seu poder antioxidante.

“Chocolate não é cacau, ele é feito a partir do fruto, portanto, atenção! É importante consumi-lo de forma moderada e na versão amarga, com pelo menos 70% de cacau. O ideal é comprá-lo em embalagens pequenas ou individuais para não cair em tentação. Assim, ele não será o vilão da dieta ou do controle de peso. O consumo excessivo é prejudicial à saúde, devido à alta concentração calórica, que contribui para o ganho de peso. Entretanto, o uso moderado pode apresentar efeitos positivos”, disse.

Uma dica, caso faça questão de comprar ovos de chocolate, que não são pequenas porções, é fracionar e comer aos poucos as pequenas frações. “Assim conseguimos usufruir das boas propriedades do chocolate, sem pagar o alto preço das contraindicações”, disse.

Benefícios do cacau

Segundo o médico, o fruto também possui as vitaminas do complexo B (B1, B2 e niacina) que agem na tonicidade muscular, no sangue e nos nervos; a vitamina C fortalece o sistema imunológico; o ferro, fósforo e cálcio auxiliam na saúde dos ossos, dentes e no funcionamento do cérebro; a vitamina A atua na saúde da pele e dos olhos.

O cacau também é rico em fibras que colaboram para o bom funcionamento do intestino, além de controlar a absorção de gordura e açúcares. A epicatequina, composto antioxidante presente no cacau, protege o coração, previne câncer e auxilia nos casos de depressão..

O médico ainda acrescentou que o cacau é um dos melhores alimentos para o humor, pois estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental e reduz a ansiedade, porém, quando consumido na forma de chocolate é preciso ter parcimônia.



Outras Notícias


São Barnabé

Após protestos contra cortes na Educação, greve geral está marcada para o dia 14

IV Encontro Estadual de Juventude Negra capixaba será realizado em Itapemirim

Fim das Reservas Legais transformaria o Espírito Santo em um deserto

Santo Anjo da Guarda de Portugal

Senai abre mais de mil vagas em cursos técnicos para o segundo semestre

Homem é encontrado morto em praia de Kennedy

Junho Vermelho: campanha destaca a importância da doação de sangue

Governo apresenta proposta de mudança no Código de Trânsito Brasileiro; veja o que muda

Sarampo pode causar perda auditiva, aponta especialista

Festas juninas e férias escolares aumentam riscos de acidentes com queimaduras

ProUni abre inscrições no dia 11 de junho para bolsas no 2º semestre

Inscrições para o Fies poderão ser feitas a partir de 25 de junho

Estudantes podem se inscrever no Sisu

São Crispim

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.