Consumidores devem ter cuidado na hora de comprar produtos de Páscoa

Ovos-vendas

Faltando exatamente um mês para a Páscoa, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) orienta os consumidores para as compras típicas desta época, como os tradicionais ovos de Páscoa, demais tipos de chocolates e produtos congelados, como peixes.

O diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro, esclarece que o papel do instituto é verificar se os produtos estão de acordo com as regras determinadas pelo Inmetro, garantindo a segurança nas relações de consumo. “Os produtos devem seguir algumas normas específicas em relação ao peso, volume e à segurança, por exemplo, para que não causem nenhum prejuízo ou acidente ao consumidor”, diz Rogerinho.

Ovos de Páscoa

A indicação do peso líquido nas embalagens dos produtos é fundamental. Neste caso, o peso deve referir-se somente ao produto, desconsiderando a embalagem e os brindes no interior do ovo de páscoa, quando houver.

O consumidor deve orientar-se apenas pela indicação do peso líquido dos ovos de páscoa. A numeração dos ovos serve apenas como referência, já que cada fabricante pode adotar uma escala diferenciada de tamanho ou peso.

Brindes

Alguns ovos de páscoa costumam conter brindes ou brinquedos. Neste caso, o consumidor precisa verificar se a embalagem contém a seguinte frase: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”.

As embalagens dos chocolates também precisam informar a faixa etária de cada brinde ou, se for o caso, informar que não existe restrição de idade para uso do produto. Além disso, os consumidores precisam procurar o selo do Inmetro dentro da embalagem do brinquedo. O selo garante que o produto foi inspecionado e que não oferece riscos à segurança das crianças. Não há obrigatoriedade do selo na embalagem externa do chocolate, uma vez que o produto não recebe essa certificação, somente o brinde.

Outra dica importante é conferir se as informações do produto estão descritas em língua portuguesa.

Pescados e produtos em conserva

Quem optar pela compra de tais produtos também deve estar atento! Em relação aos pescados, o peso deve corresponder somente ao peixe, descartando a cobertura de gelo e a embalagem. No caso dos produtos em conserva, a recomendação é verificar o peso drenado.

Consumidores que adquirem peixes em feiras e que desejam que o produto seja embalado com gelo para que fique protegido até chegar em casa, devem ficar atentos se o vendedor não pesará o produto depois de acrescentar o gelo.

Ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma das balanças do estabelecimento, considerando o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.

Irregularidades

O consumidor que desconfiar ou encontrar alguma irregularidade pode registrar denúncia junto ao Ipem-ES. Os canais de contato são:
Telefone (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h): 08000 39 1112.
Internet, através do link: https://ipem.es.gov.br/fale-ouvidoria
Carta ou pessoalmente (segunda à sexta-feira, das 8h às 17h): Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595, Ilha de Monte Belo, Vitória – ES. CEP: 29053-245.



Outras Notícias


Governo quer salário mínimo de R$ 1.040 para 2020

Senai Cachoeiro lança primeira turma do Curso de Qualificação Confeiteiro

Benefícios do chocolate: como aproveitar a Páscoa sem pagar o alto preço das contraindicações

Brasil é vice campeão mundial em cirurgias cesáreas

Mulher é morta em distrito de Alegre com pedra de 20 quilos na cabeça

Obras em trecho da rodovia do Valão são retomadas

Operação Quimera efetua prisões e afasta secretários em Vargem Alta

Justiça do ES não cumpre leis de prisão domiciliar para presas com filhos

São Crescente, foi martirizado por não negar a Jesus Cristo

Espetáculo da Paixão de Cristo terá duas apresentações em Jaciguá

Defensoria denuncia racionamento de água em presídio de Cachoeiro

Ministério registra aumento do consumo e produção de orgânicos no Brasil

Santo Isidoro, buscava a salvação das almas

Hospital do ES é condenado por dar falso diagnóstico de HIV

CNC projeta alta de 1,5% para as vendas da Páscoa contra 2% de 2018

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.