Unidades de saúde intensificam ações contra câncer de mama e colo do útero

Outrosa 2

As unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim reforçaram neste mês uma as atividades para chamar a atenção do público feminino para a importância de se proteger contra o câncer de mama e de colo do útero. São ações da programação local da campanha Outubro Rosa.

Estão sendo intensificadas ofertas de consultas, coleta de material para exames preventivos (Papanicolau), encaminhamentos para mamografias e, também, testes rápidos para o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis.

Além disso, outras atividades com foco no caráter educativo têm buscado promover a prática de exercícios físicos, a importância do autoexame das mamas e da periodicidade da realização de preventivos. Aulas de zumba, alongamentos, serviços de beleza, café da manhã, sorteio de brindes e palestras também estão entre as ações para mobilizar o público-alvo .

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher e da Criança, Nathália Nóbrega Louzada, o resultado tem sido positivo e a expectativa é que a busca pelos serviços aumente.

“As comunidades têm se interessado e a procura por exames, principalmente mamografias e preventivos, é grande. O público-alvo está participando dos eventos e demonstrando interesse em buscar orientação. Nosso principal objetivo é alertá-las para o fato de que o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero – os dois tipos de câncer mais frequentes nas mulheres – aumenta muito as chances de cura”, salienta.

Mamografia e preventivo

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas (rastreamento), seja feita na faixa etária entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou em situações especiais (por exemplo, expostas a fatores de risco) devem manter acompanhamento médico individualizado.

Já o exame preventivo (Papanicolau), para rastreamento do câncer de colo do útero, é recomendável para mulheres entre 25 e 64 anos. Inicialmente, deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Confira as próximas atividades da programação:

18/10

A partir das 8h30, a unidade de Conduru realiza diversas atividades, incluindo aferição de pressão arterial e teste de glicemia; alongamento, palestra com o tema: “Alimentação Saudável, um Forte Aliado para a Saúde da Mulher”, café da manhã e distribuição de brindes, no Ginásio Newton Elias Paiva.

A partir das 7h, a unidade do bairro Alto União realiza palestra sobre Saúde da Mulher, solicitação de mamografias (público-alvo); atendimento odontológico (público-alvo); atendimento médico, consulta de enfermagem, coleta de preventivos, café da manhã.

Palestra com o tema: Mulheres e suas potencialidades; dinâmica; autorreflexão; sorteio de brindes; coffee break; avaliação médica; teste rápido; vacinação, a partir das 8h, no salão da igreja São Cristóvão, com equipe da UBS BNH de Baixo.

Psicóloga e nutricionista vão conversar sobre câncer de mama, alimentação saudável, além de café da manhã e testemunho de uma paciente sobre o câncer de mama, às 8h, no pátio da Igreja Católica do bairro São Luiz Gonzaga.

19/10

Coleta de material para exame preventivo com demanda espontânea, das 8h às 15h, na unidade de Pacotuba.

Pedidos de mamografias (público-alvo), atendimento de odontologia (público-alvo), atendimento médico, consulta de enfermagem, aferição de PA, teste de glicemia, preventivo, a partir das 7h, em Monte Alegre.

Palestra na unidade com agentes comunitários de saúde na sala de espera do preventivo e café da manhã, às 8h, na unidade de saúde do Nossa Senhora da Penha.

Palestra sobre câncer de mama e café da manhã compartilhado, pela manhã; solicitações de mamografias, coleta de preventivos, teste rápido de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, à tarde, na unidade Abelardo Machado.

20/10

Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, das 8h às 12h – Aferição de pressão, glicemia capilar, maquiagem e corte de cabelo. Também serão realizados consultas e exames agendados na última semana.

22/10

Dia da Beleza, às 8h, na unidade Novo Parque.

Palestra, zumba, agendamento de preventivo e solicitação de mamografia, às 7h30 no salão da igreja Agostinho Simonato.

Café da manhã, palestra, aferição de pressão, solicitação de mamografia e sorteio de brindes. Realização de preventivos todas as segundas-feiras, às 8h, na unidade Córrego dos Monos.

23/10

Palestra sobre Saúde da Mulher: Tema Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama. Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, pedido de mamografia (público-alvo), atendimento de enfermagem, atendimento médico, café da manhã, sorteios de brindes, às 7h, na unidade Pacotuba.

Palestra com o tema “Detecção Precoce do Câncer de Colo do Útero”, às 9h, na unidade de Monte Alegre.

24/10

Consulta com as médicas Dra. Xuchithy e Dra. Liuska, a partir das 7h15, e educação em Saúde sobre Prevenção do Câncer, com a Enfa. Narele do Hospital Evangélico e a enfermeira Michele da Unidade Básica, às 8h, na unidade Gilson Carone.

Atividade física voltada para as mulheres com educador físico e avaliação da pressão arterial e glicose, das 13h às 16h, na unidade de saúde do Coramara.

26/10

Palestra na unidade com agentes comunitários de saúde na sala de espera do preventivo e café da manhã, às 8h, na unidade de saúde do bairro Nossa Senhora da Penha.

29/10

“Dia Rosa” com palestra, dicas de beleza, saúde da mulher, ás 7h30, no Salão da igreja Santo Agostinho.

30/10

“Ação Rosa” com teste de glicemia, aferição de pressão e realização de teste rápido. Palestra – Detecção Precoce do Câncer de Colo do Útero, às 9h, na unidade de Pacotuba.

31/10

Atividade física voltada para as mulheres com educador físico e avaliação da pressão arterial e glicose, das 13h às 16h, na unidade de saúde do Coramara.



Outras Notícias


Santo Estanislau Kostka

São Josafá, precursor do ecumenismo

Dom Dario Campos é nomeado Arcebispo de Vitória

Padrasto e mãe de criança encontrada morta em Cachoeiro são presos em Vargem Alta

Nutricionista dá dicas para ficar em forma e com saúde no verão

FECIN 2018: Feriado com maratona de filmes no Espírito Santo

Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco

Centro de Saúde agenda atendimentos para evento do Novembro Azul

São Teodoro, um dos grandes soldados mártires para os Orientais

São Deodato - Papa em Roma

Senai Cachoeiro abre 205 vagas em cursos técnicos

São Nuno de Santa Maria

Adolescente é estuprada pelo tio em Cachoeiro

Câncer de boca deve atingir 14,7 mil novos casos no país este ano

São Zacarias e Santa Isabel, os pais de João Batista

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.