Inscrições para cursos técnicos no Ifes vão até novembro

Ifes

Continuam abertas as inscrições para os cursos técnicos do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes). Ao todo, são 3.456 vagas em 82 cursos nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante, subsequente e educação de jovens e adultos. As oportunidades são distribuídas nos 19 campi e estão detalhadas em dois editais.

Nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante e subsequente, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. Clique aqui para se inscrever. Quem não possui acesso à internet, poderá utilizar computador disponibilizado gratuitamente nos campi que ofertarão vagas, em dias úteis e horários definidos em cada unidade. O ambiente de inscrição ficará aberto até as 23h59 do dia 16 de novembro. O pagamento da taxa, no valor de R$ 51, deve ser efetuado até o dia 17 do mesmo mês. Os candidatos isentos têm até 31 de outubro para solicitar o direito, no momento da inscrição.

Os cursos começam em 2015 e serão oferecidos nas unidades do Ifes em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Colatina, Linhares, São Mateus, Aracruz, Barra de São Francisco, Itapina, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante. Em Venda Nova, há 72 vagas para o curso técnico de agroindústria e outras 72 para a formação em administração. Cada um dos cursos tem metade das vagas destinadas a cotistas, conforme item 4.1 do edital 1/2015. Para a modalidade educação de jovens e adultos são oferecidas 132 vagas nos campi Vitória e Santa Teresa, conforme edital 2/2015.

As provas objetivas para os cursos técnicos nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante e subsequente serão aplicadas no dia 30 de novembro, das 14h às 18h. Para as modalidades integrado ao ensino médio e concomitante com a 2ª série do ensino médio, serão exigidos conteúdos das disciplinas língua Portuguesa, matemática, ciências, história e geografia. Já para a modalidade concomitante com a 3ª série do ensino médio e subsequente, as provas serão de conteúdos das disciplinas língua portuguesa, matemática, física, química, biologia, história e geografia.

Entenda as modalidades dos cursos

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são oferecidos somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. Neles, o aluno é conduzido à habilitação profissional técnica de nível médio em curso único, realizado de forma integrada e interdependente. Não será possível concluir o ensino médio de forma independente da conclusão do ensino técnico ou o contrário.

Nos cursos técnicos concomitantes, o aluno faz somente o ensino técnico no Ifes. O candidato pode ter o diploma do ensino médio ou estar matriculado no ensino médio em outra escola, sem dependência – a concomitância pode acontecer em uma determinada série, dependendo do curso ofertado. Ao final, o aluno obterá o diploma técnico.

Os cursos técnicos subsequentes são ofertados para quem tenha concluído o ensino médio. O curso terá a diplomação e certificação ao seu final.



Outras Notícias


Governo quer salário mínimo de R$ 1.040 para 2020

Senai Cachoeiro lança primeira turma do Curso de Qualificação Confeiteiro

Benefícios do chocolate: como aproveitar a Páscoa sem pagar o alto preço das contraindicações

Brasil é vice campeão mundial em cirurgias cesáreas

Mulher é morta em distrito de Alegre com pedra de 20 quilos na cabeça

Obras em trecho da rodovia do Valão são retomadas

Operação Quimera efetua prisões e afasta secretários em Vargem Alta

Justiça do ES não cumpre leis de prisão domiciliar para presas com filhos

São Crescente, foi martirizado por não negar a Jesus Cristo

Espetáculo da Paixão de Cristo terá duas apresentações em Jaciguá

Defensoria denuncia racionamento de água em presídio de Cachoeiro

Ministério registra aumento do consumo e produção de orgânicos no Brasil

Santo Isidoro, buscava a salvação das almas

Hospital do ES é condenado por dar falso diagnóstico de HIV

CNC projeta alta de 1,5% para as vendas da Páscoa contra 2% de 2018

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.