Greve dos bancários é mantida no ES, diz sindicato

Greve

A greve dos bancários continua no Espírito Santo. A categoria se reuniu na noite desta segunda-feira (7), em uma assembleia, e rejeitou a proposta de reajuste salarial de 7,1%, oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O sindicato quer um reajuste de 11,93%. A paralisação continua por tempo indeterminado, inclusive em grande parte das agências em todo o país.
A greve completa 20 dias nesta terça-feira (8). Mais de 240 bancos seguem fechados na região Metropolitana e também no interior do estado, mas funcionários de algumas agências estão atendendo com hora marcada. Segundo o Sindicato dos Bancários (Sindibancários-ES), também continuam fechados 8 departamentos da Caixa Econômica, o Bandes e o Centro de Processamento de Dados do Banestes. Os caixas eletrônicos seguem em funcionamento.

O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários-ES) explicou que a decisão de continuar com a greve foi unânime durante a assembleia. A expectativa dos trabalhadores é de que a mobilização da categoria pressione os banqueiros a apresentaram uma nova proposta até o fim desta semana.
Reivindicações
Além do reajuste salarial, a categoria quer Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860. Pede, ainda, fim de metas abusivas e de assédio moral que, segundo o sindicato, adoece os bancários.
Ainda entre as reivindicações estão o combate às terceirizações, mais contratações, plano de carreira para todos os bancários, auxílio-educação e igualdade de oportunidades para bancários e bancárias, com a contratação de pelo menos 20% de negros e negras.
A primeira proposta feita pelos bancos foi de reajuste de 6,1%, mas foi elevada para 7,1% na sexta-feira (4) pela Fenaban. A proposta incluia ainda aumento de 7,5% no piso da categoria e elevação de 10% nos valores fixos da PLR (participação nos lucros e resultados).
“A Fenaban lamenta os transtornos causados pela paralisação e ressalta que está empenhando todos os esforços necessários para chegar a um acordo”, afirmou a federação nesta segunda.
Canais alternativos
De acordo com informações da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), é possível efetuar o pagamento de contas por meio dos canais alternativos, como os caixas eletrônicos e rede 24 horas, pelo internet banking, pelo telefone do banco e ainda nos correspondentes, como casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Fonte: G1



Outras Notícias


São Barnabé

Após protestos contra cortes na Educação, greve geral está marcada para o dia 14

IV Encontro Estadual de Juventude Negra capixaba será realizado em Itapemirim

Fim das Reservas Legais transformaria o Espírito Santo em um deserto

Santo Anjo da Guarda de Portugal

Senai abre mais de mil vagas em cursos técnicos para o segundo semestre

Homem é encontrado morto em praia de Kennedy

Junho Vermelho: campanha destaca a importância da doação de sangue

Governo apresenta proposta de mudança no Código de Trânsito Brasileiro; veja o que muda

Sarampo pode causar perda auditiva, aponta especialista

Festas juninas e férias escolares aumentam riscos de acidentes com queimaduras

ProUni abre inscrições no dia 11 de junho para bolsas no 2º semestre

Inscrições para o Fies poderão ser feitas a partir de 25 de junho

Estudantes podem se inscrever no Sisu

São Crispim

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.