Um mês da tragédia da Boate Kiss. MP deve denunciar investigados em Santa Maria por homicídio qualificado

Boate kiss

Após a conclusão do inquérito da Polícia Civil sobre o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, o Ministério Público pretende denunciar por homicídio doloso qualificado os quatro investigados que estão presos provisoriamente na penitenciária estadual do município: os sócios da boate Kiss Elissandro Spohr, o Kiko, e Mauro Hoffman, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo dos Santos, e o produtor do grupo, Luciano Augusto Bonilha Leão.
Conforme o promotor Joel Dutra, há consenso entre os promotores que acompanham o caso. A tragédia da madrugada do dia 27 de janeiro deixou 239 vítimas. “Estamos acompanhado o inquérito desde o início, os elementos colhidos nos permitem essa denúncia. É preciso materialidade, indícios de autoria, e apontamentos para o descaso dos acusados com a possibilidade de tal resultado”, explicou o promotor nesta terça-feira (26).
Joel Dutra explicou, em seguida, o motivo de a decisão ter sido por homicídio doloso qualificado. “É quando tem a intenção de matar, ou quando se assume o risco de matar. Já a asfixia, motivo pelo qual pessoas morreram, qualifica o crime conforme o artigo 121 do código penal".
A previsão é que o inquérito seja finalizado pela polícia no domingo, dia 3 de março, mas um pedido de prorrogação de prazo pode ser solicitado. Os delegados Sandro Meinerz e Marcelo Arygoni estão em Porto Alegre para tratar do assunto em reunião no Palácio da Polícia. Mais de 350 pessoas já foram ouvidas nas investigações e, até o fim desta semana outras 150 devem prestar depoimento. Os laudos do Instituto Geral de Perícias (IGP) são esperados para os próximos dias.
Conforme o promotor Joel Dutra, após a conclusão do inquérito, o MP tem cinco dias para oferecer a denúncia. “Como são muitas páginas, o que nos exige tempo, trabalhamos com ajuda de um colega de Porto Alegre para cumprirmos o prazo”, salientou. Depois, o documento é enviado para o poder Judiciário, que recebe ou não a denúncia.
Também nesta terça-feira, o Ministério Público se manifestou contrário ao pedido de prorrogação de prisão de Elissandro Spohr. A solicitação foi feita pelo advogado da parte, Jader Marques. O documento já foi remetido à Justiça, e deverá ser analisado pelo juiz Ulysses Louzada entre esta terça e a quarta-feira (27).
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 239 mortos na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores:
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
- Equipamentos de gravação estavam no conserto.



Outras Notícias


Governo quer salário mínimo de R$ 1.040 para 2020

Senai Cachoeiro lança primeira turma do Curso de Qualificação Confeiteiro

Benefícios do chocolate: como aproveitar a Páscoa sem pagar o alto preço das contraindicações

Brasil é vice campeão mundial em cirurgias cesáreas

Mulher é morta em distrito de Alegre com pedra de 20 quilos na cabeça

Obras em trecho da rodovia do Valão são retomadas

Operação Quimera efetua prisões e afasta secretários em Vargem Alta

Justiça do ES não cumpre leis de prisão domiciliar para presas com filhos

São Crescente, foi martirizado por não negar a Jesus Cristo

Espetáculo da Paixão de Cristo terá duas apresentações em Jaciguá

Defensoria denuncia racionamento de água em presídio de Cachoeiro

Ministério registra aumento do consumo e produção de orgânicos no Brasil

Santo Isidoro, buscava a salvação das almas

Hospital do ES é condenado por dar falso diagnóstico de HIV

CNC projeta alta de 1,5% para as vendas da Páscoa contra 2% de 2018

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.