Incêndio em área da Suzano se alastra até Terra Indígena

Suzano

Um incêndio iniciado em um talhão do eucaliptal da Suzano Papel e Celulose, na noite dessa segunda-feira (19), se alastrou até a aldeia Pau Brasil, que faz limite com a área de monocultura da empresa, a cerca de 6 km do distrito de Barra do Sahy, em Aracruz, norte do Estado.

Um grupo de dez moradores de Pau Brasil, que estão erguendo casas nessa área da aldeia, viu as chamas e iniciaram o combate. Com facões, foices e galhos, os moradores abafaram as chamas e fizeram aceiros para evitar que o fogo queimasse a floresta próxima dali. O objetivo foi proteger a mata nativa, conta o cacique Valdeir Almeida Silva. “O fogo começou no eucaliptal da Suzano e vinha se alastrando pra aldeia quando eles começaram o combate”.

Pau Brasil, esclarece o cacique, não possui plantio de eucalipto, apenas mata nativa e áreas degradadas com colonião, como a que está recebendo as novas construções dos moradores. A parte que ainda resta de eucaliptal da Aracruz Celulose (Fibria/Suzano) dentro da Terra Indígena Tupinikim e Guarani está em outras aldeias, onde os moradores continuam trabalhando pela substituição por floresta nativa, numa verdadeira ação de reflorestamento e recuperação da biodiversidade perdida desde que a multinacional usurpou o território tradicional indígena, há meio século.

Por meio de uma rede social da Defesa Civil Municipal, alguns moradores avisaram sobre ocorrido, tendo resposta da equipe de combate a incêndios da Suzano, que se dirigiu para o local e controlou as chamas.

O Corpo de Bombeiros também foi comunicado, mas não enviou equipe, pois estava em atividade em um incêndio no município vizinho de Fundão.



Outras Notícias


Começa primeira etapa da reforma do calçadão da Beira Rio

Rematrículas da Rede Estadual do ES vão até 26 de novembro

Conheça os vilões na conta de energia elétrica

Mulher é presa após tentar matar o marido enquanto dormia em Vargem Alta

Grande quantidade de drogas é apreendida pela Polícia Militar em São José do Calçado

Mistério! Caixão é encontrado na rua e assusta moradores de Guaçuí

Conceição da Barra recebe orientações sobre possível chegada de óleo no Espírito Santo

Prefeitura abre novo processo seletivo para contratação temporária

Veja como tirar nota mil na redação do Enem

São Frumêncio

Santa Teresinha do Menino Jesus

São Jerônimo

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Cinco candidatos disputam prefeitura de Castelo-ES

Estado tem 38 casos suspeitos de sarampo sendo investigados

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.