Campanha vai coletar pilhas e baterias de celular usadas

Descarte

No fim deste mês, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim fará uma campanha na praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade, para coletar baterias de celular e pilhas usadas. É o projeto “Pilhando”, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto, das 8h às 16h.

O recolhimento vai ser feito, em uma tenda que será montada no local, por equipes das gerências de Educação Ambiental e de Controle de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), pasta responsável pela iniciativa.

Promovida por meio do projeto Vem Reciclar, da Semma, a ação contará com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), do Rotary Club de Cachoeiro e da Rochativa.

“O objetivo da campanha é, realmente, evidenciar a necessidade e a importância do descarte adequado desses tipos de resíduos, estimulando a população cachoeirense a adotar, no dia a dia, essa atitude sustentável”, resume a secretária municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano.

Ela aproveita para reforçar que, além de pilhas inutilizadas, a campanha coletará somente baterias de aparelhos de telefone celular. Ao fim da ação, o montante recolhido será destinado a uma empresa especializada em reaproveitamento desses materiais.

Logística reversa

De acordo com o artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Decreto Federal nº Nº 9.177 (de 23 de outubro de 2017), as pilhas e baterias são produtos que devem participar, obrigatoriamente, do sistema de logística reversa. Desta forma, ambos os resíduos perigosos devem retornar ao fabricante, que é o responsável por tratar e descartar as pilhas e baterias de forma ambientalmente correta.



Outras Notícias


São José de Cupertino

Setembro Dourado alerta para sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes

Estudos mostram que oxigênio em excesso matou seres vivos na Terra

Caixa divulga calendário de saques do FGTS

Ministério da Saúde tira dúvidas sobre transmissão do sarampo

MP garante pensão a crianças nascidas com microcefalia ligada ao zika

Corte de bolsas pode afetar núcleos da Ufes que atendem a comunidade

População carcerária cresceu 45% nos últimos cinco anos no Espírito Santo

Prefeito de Itapemirim tem bens bloqueados na Justiça por contratação de bufê

Santa Teresa de Calcutá

Incêndio em área da Suzano se alastra até Terra Indígena

Ufes projeta um déficit mensal de R$ 2,8 milhões em seu orçamento após cortes

Espírito Santo vai realizar ato em defesa da Amazônia nesta sexta (23)

Nossa Senhora Rainha

Entenda as principais mudanças da MP da Liberdade Econômica

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.