Sarampo pode causar perda auditiva, aponta especialista

Sarampo-1

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, altamente contagiosa que afeta principalmente as crianças e pode causar complicações como perda auditiva. Segundo o Center for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos cerca de 30% de todos os indivíduos afetados por sarampo, sofrem frequentemente de infecções auditivas e/ou de pneumonia e as consequências podem ser, em alguns casos, perda auditiva permanente.

“Os problemas auditivos advindos do sarampo ocorrem devido a encefalite, enfermidade que causa inchaço no cérebro, com isso os nervos ficam prejudicados causando a surdez”, explica a fonoaudióloga Guilhermina Gomes.

Diante disso a médica afirma ainda que ao ser diagnostico com sarampo o paciente ou o responsável devem procurar um especialista para realizar o acompanhamento necessário e realizar todas as etapas do tratamento a fim de diminuir as chances de sequelas.

O Sarampo
O sarampo é transmitido pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações do sarampo podem deixar sequelas, tais como: diminuição da capacidade mental, cegueira, surdez e retardo do crescimento. O agravamento da doença pode levar à morte de crianças e adultos.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. O esquema vacinal vigente é de duas doses de vacina com componente sarampo para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade, sendo uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade, até 29 anos o indivíduo deverá ter duas doses. Uma dose da vacina tríplice viral também está indicada para pessoas de 30 a 49 anos de idade.



Outras Notícias


Casteglione é condenado por contratações irregulares

Estudo mostra que adolescentes de faixas carentes estão mais obesos

Veículos a partir de R$ 2 mil serão leiloados pela Seger neste sábado (13)

Governo vai mudar Mais Médicos de novo, para reincorporar cubanos

Calculo da hidratação: veja o quanto de água é preciso beber no inverno

Sequela de zika em bebê pode surgir após 2 anos

Comissão do Senado aprova meia-entrada para doadores de sangue

Neurocientista brasileira da Rede Sarah recebe prêmio internacional

São Bento

Trânsito muda na região do Parque de Exposições para Festa de Cachoeiro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Trânsito muda no Centro, neste sábado (29), durante Desfile Cívico Escolar

Mostra fotográfica resgata história da Festa de Cachoeiro

Diogo Nogueira é a atração do dia 29 na Festa de Cachoeiro

Governo vai lançar plano do 'gás mais barato

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.